18/04 - PALESTRA SOBRE A DEPRESSÃO
DEPRESSÃO

Os transtornos mentais se caracterizam como um grupo de doenças com alto grau de sobrecarga, não só para o indivíduo que sofre, mas também para seus familiares e cuidadores. A depressão é atualmente a responsável pela mais alta carga de doença entre todas. Sua característica insidiosa vai destruindo as esperanças e o brilho da vida de seus portadores, tendo consequências devastadoras na vida dos que estão ao seu redor. A depressão se caracteriza pela perda de interesse e prazer por tudo, pelo sentimento de tristeza e baixa da autoestima. Os quadros mais graves podem levar ao suicídio. Apesar disso, em muitos casos a doença permanece escondida e não tratada.

Analisando essas situações a equipe de saúde de Quartel Geral, realizou uma palestra sobre a depressão, com um teatro sobre “a vida é bela” e uma roda de conversa com a Psicóloga Ana Paula, e a equipe do PSF.